22 janeiro, 2017

A amamentação o aleitamento.

Chegámos ao quarto e tivemos logo as primeiras visitas dos avós, e primos.
Fomos recebidas pela Enfermeira Chefe do internamento que logo das primeiras perguntas que fez foi: pretende amamentar?

Não me lembro bem se cheguei a falar deste assunto aqui no blog... mas na verdade preparei-me toda a gravidez para todos os cenários, tendo a certeza de que amamentar ambas as bebés ia ser missão quase impossível.
Estando a M. na UCIN, sabia que a sua alimentação observação controlada de outra forma, e amamentar nestas primeiras horas/dias não ia ser possível. Com as minhas reservas, disse que gostava de pelo menos tentar!
Respondi que com certeza não ia sair nada! Mas a verdade é que, mal me meteeram a menina ao peito, e a enfermeira ajudou a apertar ligeiramente a mama, saiu logo o colostro!

Posso dizer que amamentar a C. nos primeiros dias foi mesmo muito satisfatório! É uma sensação difícil de explicar. Sente-se uma grande paz e felicidade!
Mas, talvez por ter feito cesariana (ou não), demorou 5 dias para me subir o leite propriamente dito.
Isto trocou-nos as voltas todas...

Isto porque a C. começou a perder peso, e ao fim de uns 3/4 dias na maternidade, a pediatra receitou 8 biberões diários para a C. Ao mesmo tempo a M. não estava a aumentar de peso e quiseram colocar a sonda de alimentação. A pediatra aconselhou a que eu tentasse amamentar a M. para lhe passar as minhas defesas. Tentando dar-lhe diretamente, ou tirar com a bomba e levar.
Isto com dois bebes não é nada fácil de gerir... mais estando uma em cada piso, eu muito limitada da minha cicatriz (só andava entre os pisos em cadeira de rodas), e com os horários controlados entre as manadas de uma e de outra!
Para ir dar peito à M. alguém tinha que ficar com a C. - nos horários das visitas, ficavam as nossas visitas, ou então tinha que deixar a C. com os enfermeiros.

Foi (e ainda é) uma logística complicada.
Até hoje, 11 dias depois do nascimento das bebes, a C. mantém-se com Leite Artificial (LA) exclusivo - porque ainda não recuperou o peso do parto. A M. está em regime duplo: LA+LM, porque o leite que eu tiro, e o leite que lhe dou quando estou com ela, não chega para as 8 refeições diárias.

Agora... nem me façam falar de biberões e tetinas!! E ainda estamos só com a C. em casa... primeiro que os bebes se adaptem aos biberões é cá um filme... e só vos digo - sigam os vossos instintos! No dia após ter vindo para casa (domingo), comentei com o meu marido que achava melhor furar os biberões. Achava que a C. não estava a comer como fazia no hospital e que aquelas tetinas da moda a imitar mamilos eram muito giras mas não servem para bebes em LA exclusivo e a precisar de aumentar de peso!!
Bem dito, bem feito. A menina continuou a perder peso, e na 4af furámos todos os biberões.
E a menina come bem.

Sobre tirar leite com a bomba... uso uma eléctrica e é o mínimo!! Não sei como usam bombas manuais... mas não gosto. Faço pela minha M. Mas não é nada que eu goste... e sai tão pouquinho... espero que seja o suficiente para proteger a minha pequenina.
E enquanto tiver, vou tirar. E vou dar.
Mas não vale a pena julgar, e nem me venham com palpites!! Só aceito conselhos de mães de gémeos que tenham tido um bebé em casa e outro na UCIN. (Desculpem o mau feitio... mas não vos passa aquilo que eu ouço estes dias...)

Amamentar é mesmo bonito (agora percebo), e mais barato e deve ser prático. Mas o aleitamento materno é igualmente satisfatório, desde que cumpra os objetivos :)

Sem comentários:

Enviar um comentário